Google+ TimeOut Brasil: ERICK SPOELSTRA MERECIA SUA EXTENSÃO CONTRATUAL?

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ERICK SPOELSTRA MERECIA SUA EXTENSÃO CONTRATUAL?


O Miami Heat e o treinador Erik Spoelstra chegaram a um acordo para prolongar o vínculo contratual antes mesmo do ínicio do Training Camp da equipe. Spoelstra é treinador da equipe a 5 temporadas, chegando as finais da NBA em 3 oportunidades e ganhando dois títulos. Este é um bom currículo, inclusive fora dos padrões, e Spo definitivamente provou que é digno de uma extensão.
Embora quase tudo tenha dado certo para o Heat as duas últimas temporadas, quase nenhuma vez o crédito foi para o treinador. Em vez disso, a grande maioria do crédito foi para você-sabe-quem, adivinha em quem eu estou falando...
O Miami Heat venceu o San Antonio Spurs no jogo 7 para ganhar as finais da NBA, conquistando campeonatos back-to-back. LeBron James ganhou back-to-back MVP das finais e MVP da temporada regular. Ele carregou o Heat durante todo o ano e foi merecedor do prêmio. Chris Bosh salvou sua temporada graças a um rebote no jogo 6, o que resultou numa daquelas cestas Clutch de 3 pontos de Ray Allen a qual empatou o jogo, e Bosh também bloqueou Danny Green na última tentativa de empatar o jogo no OT.
James, Dwyane Wade, Bosh e Allen ficaram com quase todo os créditos, isso é merecido sim, mas há alguém que não está recebendo crédito suficiente, o treinador Erik Spoelstra.
Quando James e Bosh chegaram na equipe, todos disseram que Spoelstra não era o homem certo para o trabalho e que o Heat poderia encontrar alguém melhor, como o GM da equipe Pat Riley. Fãs queriam que Riley saísse de sua posição como GM para assumir o cargo de treinador da equipe. Riley não deu ouvidos pois ele acreditava em Spoelstra, disse que ele é o homem certo para o trabalho.
Mais tarde o Heat chegou às finais da NBA, apenas para perder para o Dallas Mavericks, sendo que após esta derrota as pessoas queriam ainda mais que Spoelstra saísse da equipe, mas Riley ainda acreditava em seu treinador.
No ano seguinte, eles chegaram nas finais da Conferência Leste para disputar contra o Boston Celtics. O Heat perdeu o jogo 5 em casa fazendo com que a série desempatasse e dando ao Celtics a liderança da série por 3-2. Tudo parecia sombrio para Miami, um monte de gente disse que tudo tinha acabado e que o Heat não tinha chance no jogo 6 em Boston. Se o Heat tivesse sido eliminado estaria bastante seguro em dizer que Spoelstra já teria sido demitido. Todos estariam criticando Riley por acreditar e ficar com Spo por tanto tempo.
Isso não aconteceu. O Heat venceu as duas partidas em Boston e Spoelstra não recebeu muito crédito pela vitória. James mereceu muito isso, mas vamos dar a Spoelstra um pouco de credito por tudo o que ele fez. A vida de treinador na NBA não é fácil, basta olhar quantas vagas estão abertas a cada ano com treinadores sendo demitidos a torto e a direito.
"Eu sei o quão difícil é vencer neste campeonato, há tantas coisas acontecendo por trás das cenas", disse Spoelstra no Media Day desta segunda-feira, "Você quer trabalhar com pessoas que você confia ... que tem a sua volta. Você quer ter as pessoas que você pode confiar que estão nas trincheiras com você. E nós já passamos por praticamente tudo que você poderia pensar juntos".
Algumas pessoas criticam Spoelstra com esta declaração: "Ele tem LeBron, Wade e Bosh, é claro que ele vai ganhar, ele não merece qualquer crédito". Ok, se é isso que você realmente acredita, então Phil Jackson não merece qualquer crédito também. Sim, ele tem 11 anéis, mas ele tinha Michael Jordan e Scoot Pippen, ele teve Kobe Bryant e Shaq, é claro que ele vai ganhar, ele não merece qualquer crédito, certo???

Nunca houve um grande treinador que ganhou vários anéis sem ter grandes jogadores. Ultimamente isso é tudo o que importa: se você não tem bons jogadores, você não vai ganhar, não importando quem seja o treinador. Mas você tem que ter um bom treinador, Doc Rivers e o Clippers são um exemplo, O Los Angeles Clippers enviaram uma escolha de primeira rodada do draft para o Celtics a fim de contar com Rivers. Eles poderiam ter assinado com um dos ótimos treinadores que estavam sem trabalho, mas em vez disso, eles contrataram de Rivers que é um grande treinador e poderá ajudar a ótima equipe do Clippers a melhorar.
Não estou dizendo que Spoelstra será o próximo Phil Jackson, mas Spo tem um dos trabalhos mais difíceis no esporte, e ele está numa situação injusta, se o Heat vencem, LeBron recebe todo o crédito, quando o Heat perdem, porém, Spoelstra recebe críticas juntamente com LeBron. Vamos começar dando a Spoelstra um pouco mais de crédito para o sucesso do Heat, pois ele tem feito um bom trabalho atravessando às tempestades com o Heat, e a decisão de Riley para ficar com Spoelstra foi validada, pois o treinador é merecedor de uma extensão contratual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário