Google+ TimeOut Brasil: PAUL PIERCE & KEVIN GARNETT UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PAUL PIERCE & KEVIN GARNETT UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Por mais que tentamos adiar este fato, não adiantou, acabou acontecendo... Paul Anthony Pierce e Kevin Maurice Garnett não vestirão o uniforme Alvi-verde do Boston Celtics durante a próxima temporada.





Sim amigos quem vos escreve é um simples torcedor celta que está muito sentido com a saída de duas referências dentro e fora das quadras e falarei aqui da  historia de Pierce e Garnett com a camisa Celta.

Período Pós Larry Bird, Marcado Por Tragédias!
No dia 17 de Junho de 1986, com a segunda escolha geral, a equipe Celta seleciona o jovem Len Bias da universidade de Maryland, Bias era visto por muitos como a peça ideal para a reconstrução do Celtics, várias pessoas o comparavam a Michael Jordan por seu jeito explosivo dentro das quadras, infelizmente na noite do dia 19 de junho Bias fez uso de entorpecentes e acabou sofrendo uma overdose e foi levado a óbito posteriormente. Mesmo após o choque os jogadores mantiveram-se focados e sagraram-se campeões do ano.
Após a saída do grande Larry Bird, Reggie Lewis era visto como seu sucessor, o ala seria o encarregado de manter-nos entre os melhores da liga, mas infelizmente novamente por uma fatalidade nossa história sofreu uma guinada brusca. Numa partida dos playoffs de 1993, Lewis desmaiou em quadra, posteriormente foi constatado que o atleta possuía problemas em seu coração, mesmo após isso os médicos o liberaram seu retorno as quadras e na offseason daquele ano Lewis sofreu um ataque cardíaco em quadra.
Mesmo com essas perdas consecutivas, o Celtics tentava reerguer-se na liga, mas graças à perda de outro jogador toda a estrutura foi abalada.

1998 - O Início da Era "The Truth"!
Com a 10ª escolha do draft, o Boston Celtics viu cair em seu colo o nome de Paul Pierce, claramente Pierce era cotado para ser Top 5 daquele draft mas as escolhas foram passando e seu nome não selecionado, a prioridade Celta daquele ano não era um SF, mas a possibilidade de contar com Pierce, um dos melhores prospectos da classe, era tentadora, tanto que o GM Pitino draftou o jovem.

A temporada 2001/02 iniciou sem muitas pretensões para a equipe de Massachusetts, no entanto muitas pessoas ainda tentam entender como conseguimos nos classificar para os playoffs como 3ª melhor equipe da conferencia Leste. O adversário da primeira rodada foi o temível 76ers do genial Allen Iverson. Neste ano perdemos nas finais de conferencia para o New Jersey Nets.
Após isso a equipe Celta teve campanhas muito irregulares, no entanto o Jovem Pierce continuava a liderar a equipe em todos os sentidos, sendo cada dia mais importante, até chegarmos no Verão de 2007, verão este que marcou uma nova fase no Boston Celtics, mas antes de abordarmos este período de glórias vamos dar uma pausa para conhecermos o outro protagonista de nossa história.
1995 - Nasce Uma Lenda Com Nome de Kevin Garnett!
Kevin Garnett desde muito jovem chamava atenção por sua qualidade acima da média, KG foi draftado com a 5ª escolha no draft de 1995 pelo Minnesota Timberwolves. Seu começo na equipe foi complicado, pois teve de disputar espaço com o Tom Gugliotta que era um dos destaques da equipe na época, mas mesmo assim Garnett conseguiu 10.4 pontos, 6.7 rebotes e 1.8 assistências sendo escolhido para o segundo time dos calouros do ano.
Em sua segunda temporada pelos Lobos, KG já era titular absoluto da posição e teve um ano que lhe rendeu sua primeira convocação para seu primeiro All-Star Game, suas médias na temporada fora 17.0 pontos, 8.0 rebotes, 3.1 assistências, 2.1 bloqueios e 1.7 roubos de bolas, tudo isso tendo apenas 19 anos, alem disso Garnett também guiou o não tão forte Timberwolves para o primeiro Playoffs de sua história.
Garnett não parou de impressionar a todos, a cada temporada suas médias aumentavam, até que chegamos à temporada de 2003/04, com a melhor campanha da história da franquia com 58v e 24d, KG teve médias de  24.2 pontos, 13.9 rebotes, 5.0 assistências, 2.2 bloqueios e 1.5 roubos de bolas e graças a isso foi eleito o MVP da NBA, nesse ano a equipe de Minnesota chegou até as finais de conferência foi derrotada pelos Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal.
Após anos sem conseguir ser campeão da NBA Garnett no ano de 2007 revelou estar insatisfeito com as negociações realizadas pela equipe e revelou estar disponível a trocar de equipe, fato este que atraiu o interesse de grandes equipes como, Chicago Bulls, Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Indiana Pacers, Boston Celtics, Phoenix Suns, e Dallas Mavericks.
E é a partir daqui que a história dos dois torna-se apenas uma em Boston.

2007 – A Formação De Uma Nova Potência!
O Verão de 2007 foi um marco na história Celta, pois com alguns movimentos o GM Dany Ainge atraiu a atenção de toda a Liga, Ele trouxe para o desacreditado Boston Celtics as estrelas Kevin Garnett e Ray Allen que juntamente com Paul Pierce formaram o famoso "Big Three".

Esta troca envolvendo KG foi a maior transação da história da NBA por um único jogador, sendo que o Celtics enviou pra Minnesota, Al Jefferson, Theo Ratliff, Ryan Gomes, Sebastian Telfair e Gerald Green, além de uma escolha do draft, totalizando cinco jogadores e uma escolha de draft por um único jogador.
Para confirmação do status de estrela logo em sua estreia pelo Celtics Garnett teve uma atuação de gala, saindo do TD Garden aplaudido de pé por milhares de torcedores, isso graças aos seus 22 pontos e pegou 20 rebotes.

Para qualquer torcedor Celta ou admirador do esporte ver o trio jogando no auge foi algo espetacular, Paul Pierce com sua liderança e precisão sendo o principal jogador da franquia, Kevin Garnett com sua garra, defesa intransponível e qualidade ofensiva e Ray Allen um arremessador de elite caminhando para tornar-se o maior cestinha da linha dos 3, dava gosto ver estes jogadores jogando em equipe.

2008 – Ano da Redenção!
O Celtics teria uma bem sucedida temporada regular, terminando com uma 66-16, 42 vitórias a mais do que no ano anterior. Essa temporada marcou o ápice ne nossos jogadores, toda equipe teve números expressivos na temporada.
A equipe como um todo teve 66 vitórias em 82 jogos, e foi aos playoffs para enfim soltar o grito de campeão!
Nos Playoffs, os Celtics passaram pelo Atlanta Hawks de Joe Johnson e Mike Bibby em uma série de sete jogos, depois passamos pelo Cleveland Cavaliers do astro LeBron James em uma mesma série de sete jogos, sendo que em um deles, Ray Allen fez um buzzer-beater a segundos do final. Na Final da Conferencia Leste, os Celtics enfrentaram o Detroit Pistons, campeão da NBA em 2004, a equipe de Detroit era favorita por ter Chauncey Billups, Tayshaun Prince, Richard Hamilton e Rasheed Wallace, os Celtics vencemos a série por 4 a 2.

Nas Finais encaramos nosso maior e eterno rival, Los Angeles Lakers. Os primeiros jogos da série foram iniciados com o Celtics uma vez mais dominante em casa sendo que ambas as equipes venceram suas partidas jogando em casa.  No jogo 4, liderados pelo nosso banco, o Celtics virou um jogo que parecia estar perdido e venceu em Los Angeles por 97-91. Lakers venceram o jogo 5 e a série voltou pra Boston para o jogo 6, e os Celtics acabaram com o Los Angeles com uma vitória por 131-92. O Jogo 6, onde tivemos uma vitória esmagadora e desigual em um jogo de finais de NBA. Paul Pierce foi eleito MVP das Finais da NBA. O Celtics ganhou seu 17º campeonato e o primeiro banner novo para o TD Banknorth Garden, e o mais importante, pôs fim a um jejum de 22 anos sem títulos.

 
Confira abaixo alguns números deste confronto.
 

2009 – 27/06/2013 Equilíbrio e Novos Nomes!
Após nosso título começamos a conviver com problemas de lesões nas temporada subsequentes, ora Pierce ora Garnett sempre estava no departamento médico, mas mesmo com ausências de nossos craques sempre mantivemos um equilíbrio e a por causa da ausência de alguns jogadores, outros de menor expressão começaram a destacar-se, Rajon Rondo e Tony Allen como exemplo.
No ano de 2012 após ter várias vezes seu nome envolvido em negociações, Ray Allen decide deixar o Celtics e juntar-se ao Miami Heat, o detalhe é que naquela temporada o Celtics perdeu justamente para o Heat as Finais de Conferência, causando assim um desgaste muito grande com seus ex-companheiros.
Na temporada 2012/13 chegamos aos playoffs aos trancos e barrancos, perdemos Rondo, Leandrinho e Sullinger no meio da competição por problemas de lesão e cada vez mais era necessária a participação de Pierce e Garnett, o problema é que a idade chegou para ambos e com ela as lesões, nossas estrelas jogaram no limite e mesmo assim demos muito trabalho para o Knicks nos Offs.

28/06/2013 – O Adeus!
Uma data que certamente ficará marcada na história Celta e a 28/06/2013, na noite do draft Dany Ainge, GM do Celtics, anunciou uma troca com o Brooklys Nets onde enviaria Kevin Garnett, Paul Pierce e Jason Terry em troca de alguns jogadores e escolhas de Draft.
Esta notícia caiu como uma bomba no coração de cada torcedor Celta afinal como poderíamos perder os jogadores responsáveis por colocar-nos de volta ao topo da NBA, mais do que jogadores perdemos ídolos identificados com a equipe e que tem o respeito de todos.

Marcados na História Celta

A franquia prestará uma homenagem mais do que merecida a ambos atletas, as camisas #5 e #34 serão aposentadas pela franquia e subirão ao alto do TD Garden para fazer companhia às de número #6 de Bill Russel, #33 de Larry Bird e #2 do técnico Red Auerbach.
Obrigado Paul Pierce!
Por ter acreditado na franquia mesmo no período em que não vivemos um bom momento, sendo a única referencia da equipe e por ter sido um líder incontestável dentro e fora das quadras sendo nosso capitão.

A cada ponto marcado, seja ele de perto, longe, enterrando ou na bandeja, era possível ver a categoria de um grande jogado, como não lembrar-se do apelido dado por Shaq, The Truth! "Ele é a Verdade" foram as palavras de um dos pivôs mais dominantes da história da liga. A cada cesta convertida não sabia se vibrava mais com os pontos ou com o retorno para a quadra defensiva com categoria única, lembrar-se daqueles beijos enviados em pleno Madison Square Garden após um lance convertido ou os famosos Buzzer-Beater. Muito Obrigado por tudo Capitão!

Obrigado Kevin Garnett!
Por ter aceitado o desafio de vestir o uniforme Celta, por trazer a garra e vigor a nossa equipe, por lutar, batalhar, sangrar e vencer vestindo verde.

Ver KG em quadra sempre foi sensacional, foi o jogador que me fez acompanhar a NBA, sempre me lembrarei daqueles socos no peito, da cena em que sangue escorria de sua cabeça e você querendo jogo, da sua posição defensiva que fazia os adversários tremer, de seu Trash Talk que desestabilizava qualquer um, da sua entrega e força de vontade que te deixava de pé mesmo com dores e ainda assim conseguia permanecer entre os melhores. Muito Obrigado por Tudo grande KG!

Enviado por: Thiago Matos
@Thiagovmatos

2 comentários:

  1. Parabens Thiago, pela espetacular materia sobre estes gigantes da nba. Realmente entendo o orgulho celta, pela historia de tragedias e conquistas...
    Excelente abordagem sobre a trajetoria destes jogadores epicos.
    Principalmente porque sou fa de KG, afinal de contas, acompanhei toda a carreira de KG, lembro-me bem do inicio de carreira deste monstro da nba.
    E tambem me recordo da transacao louca do Celtics para tira-lo de Minneapolis, fiquei lamentando por um bom tempo sua saida dos lobos.
    Certamente naquela epoca do big three de Boston, ate eu acabei torcendo um pouco para os Celtas...Timaco aquele hein! Dava gosto de ver jogar.
    Quero tambem parabeniza-lo pela atitude e iniciativa saudosista em escolher esta materia...temos realmente que diversificar os assuntos.
    Aproveitando esta materia, tenho uma sugestao para ti a qual irei enviar via e-mail.
    Um abc parceiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Brother,Tomei muito cuidado e tentei selecionar muito bem as palavras pra falar desses dois.

      Parei de falar pq estava ficando muito extenso kkk.

      Blz cara manda sua ideia sim que conversamos.

      Grande Abç.

      Excluir